Futuro...


Já iniciei esse texto algumas vezes e nada sai como eu estava imaginando. Mas vou tentar de novo.
 Desde pequenos imaginamos nossos futuros, e então começamos a traça-los, estudamos durante 12 anos pra só então começarmos a estudar algo que realmente queremos, o que é um pouco cansativo, convenhamos. A alguns anos me imagino no futuro como coisas diferentes, profissionais diferentes, vidas diferentes mas agora é realmente hora de pensar por onde ir, o fundamental está acabando e o ensino médio é uma mera preparação pra quem você será na faculdade, no trabalho e na vida adulta. Faz cerca de 6 anos que as profissões que me imagino giram em torno da arte, já não me imagino mais como médica, veterinária, advogada, policial, bombeiro, arquiteta ou qualquer profissão parecida...  
Mas pensem comigo, as pessoas dizem que a TV emburrece as pessoas e sabe, eu chego a concordar com algumas coisas, mas então fico pensando no meu sonho profissional, "então eu serei responsável por emburrecer as pessoas" atriz, diretora ou roteirista, ambas tem ligação com a televisão e então eu me pego observando uma discussão sobre faculdades na minha turma, me pronuncio dizendo que quero muito passar na federal do paraná para artes cênicas ou cinema e sou abordada com um argumento que me deixa um tanto mal, "mas você não precisa se preocupar, todos passam pra essas faculdade", pode não ser a intenção das pessoas mas quando ouço isso ligo diretamente com o menosprezo da profissão. Só por que não escolhi algo que passarei 6, 7 anos trancada em uma faculdade minha profissão não é de se dar valor? 
Tenho certeza que mais da metade das pessoas que querem seguir uma carreira na categoria da arte enfrenta alguns argumentos que as vezes parecem maldosos. Não tiro o mérito de quem quer passar em medicina e consegue, realmente admiro muito quem se dedica a algo tão lindo como salvar vidas mas por que ninguém se orgulha de um ator que faz os outros rir, ou de um ator que tira o seu domingo de tédio com um filme? Minha mãe ainda acha e realmente quer que eu mude de ideia e faça algo que segundo ela, de dinheiro. 
Talvez você deva pensar, nossa ela ta se preocupando com isso agora, ainda faltam 3 anos pra ela sair do colégio. Mas eu sempre pensei muito no futuro, no que eu queria ser, se eu iria fazer a diferença pra alguém, e o jeito mais 'eu' de fazer a diferença que achei foi atuar, dirigir e escrever... Não sei se deu pra entender muita coisa mas é que tudo isso mexe muito comigo, eu realmente quero ser alguém e parece que as pessoas acham que um profissional artístico não é alguém com uma profissão que se preze. 

Queria poder mudar a realidade, mas não tem como né... 
Com ou sem estudo, todas as profissões que existem nesse mundo são de se orgulhar, você não teria ruas limpas sem os garis, não teria uma casa limpa sem as diaristas, não teria sites na internet sem os técnicos e gênios de informatica, não teria diversão sem os escritores, atores e diretores, não teria estudo sem os professores, e até mesmo a profissão PAI E MÃE, você não seria quem você é sem eles, não teria curas para doenças sem os cientistas, não teria saúde sem os médicos, não teria tratamento para os animais sem os veterinários, não teria casas sem os pedreiros, não teria matérias e artigos sem os jornalistas, não teria informações de produtos ou lojas sem os publicitários, entre outras diversas profissões. Todos eles tem o mesmo grau de dificuldade e importância, todos eles passaram por longos caminhos para estar onde estão, por escolha ou não todos merecem ser orgulhados do que fazem.
Obrigada pela atenção de vocês e espero que deixem a opinião de vocês aqui ou no meu e-mail meusonhorebelde@hotmail.com
Desculpem-me se ficou um pouco confuso, mas acho que sou um pouco confusa quando se trata de mim. Até a próxima!

Um comentário :

  1. Lindo texto filha, é assim mesmo que nos sentimos neste momento da vida. Mas fique tranquila tudo tem seu tempo, e vc vai conseguir chegar onde quer, pois é uma menina muito a frente do seu tempo e até da sua idade.��te admiro muito...

    ResponderExcluir